segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ouvindo a música sentimos uma tranquilidade, paz, um consolo. Unindo som à imagem, observamos que não é necessário ter linguagem escrita para compreendermos o sentido da mensagem. Basta-nos ouvir a música, observar a imagem e viajar na imaginação...

domingo, 15 de maio de 2011

Quando associamos a imagem e a música podemos ver a dimensão que esta nos transmite. A paz, a serenidade e tranquilidade que estão presentes. A pomba nos remete a ideia de que somos livres e podemos ousar, ter novas atitudes como educadores, exitem muitas formas de agirmos é só querermos.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Observando somente a imagem talvez não teríamos dimensão total da paz que ela nos transmite. Unindo som à imagem percebemos que não é necessário ter símbolos escritos para entendermos uma mensagem recebida. O sossego e o bem estar que sentimos ao ver e ouvir imagem e música instrumental nos deixa convictos de que há muitas formas de ler o mundo.
Ouvindo a música pude perceber que transmite uma paz serena e a imagem da pomba expressa esse sentido transmitido na música.

sábado, 7 de maio de 2011

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Podemos usar a poesia de várias maneiras dentro da sala de aula, pode ser elaborada a partir de um objeto ou de um acontecimento.
Como o próprio título do texto nos diz "Brincando com as Palavras" é maravilhoso, mexe com a emoção, sonhos, a imaginação e fantasia infantil. Ler e criar poesias é fundamental desde as séries iniciais, existem várias formas de criar . Cabe a nós educadores incentivá-los a essa brincadeira. Fazer rimas, trocadilhos, explorar a poesia a partir de ideias dos alunos.
Mexer com os sonhos, com a fantasia, explorar a criativadade da criança é fundamental para podermos brincar com as palavras poetizando um acontecimento na sala, uma história narrada ou contada por um dos sujeitos da aula. Não precisamos necessariamente seguir uma ordem lógica e metódica na elaboração e escrita das poesias, o texto não precisa ter uma ordem racional nos fatos descritos, até por ser uma poesia é pra brincar com as palavras, usar das emoções, dos desejos infantis, sejam eles reais ou apenas do mundo da imaginação infantil. O que é fundamental na poesia é mostrar ao escritor (adulto ou infantil) que o mundo é cheio de formas textuais e literárias e nem sempre estas formas precisam seguir normas rígidas, de concordância verbal, nominal, sujeito, predicado,... o que nos interessa na poesia é provocar o desejo pela leitura e escrita nos alunos apresentando o prazer e o divertido em fazer poesia.
É importante trabalhar e explorar de diferentes formas o uso da poesia em sala de aula.Precisamos despertar o interesse em ler, criar e recriar poesias, não importa o tipo, mas sim partindo da criatividade e assunto trabalhado durante as aulas.
Entre as várias formas de "brincar com as palavras", além das poesias tradicionais, também podemos trabalhar com acrósticos, cantos, paródias e releituras de poesias conhecidas. Não importa o tipo de recurso utilizado desde que faça o aluno crescer e construir novos pensamentos e novas aprendizagens, desde que isso contribua para seu crescimento pessoal.
Em todos os momentos a poesia é bem-vinda, podendo ser trabalhada logo na Educação Infantil, para que as crianças desde cedo possam criar o hábito da leitura e da escrita, enfim, a bela arte de ler e escrever, pois se divertem, brincam, viajam no mundo da fantasia, se entusiasmam com o que há de mais belo e puro em sua vida. Por isso, nós professsores, devemos trabalhar poesias e textos poéticos com nossos alunos, pois eles vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades e competências da criança e do adolecente.